Cosméticos

18 de outubro de 2008

Cosméticos – Ativos funcionais ajudam maquiagens a proporcionar mais beleza e saúde

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    M

    ulheres esplendorosamente belas e quase ao natural. Esse é um dos resultados propiciados pelos novos produtos de maquiagem fabricados com fórmulas inovadoras e que produzem o efeito “Cinderela” contemporânea, oferecendo luminosidade, nutrição, proteção e rejuvenescimento à cútis, além de cores radiantes e mais intensas em batons e sombras.

    A beleza sempre foi um bem indissociável da saúde. No entanto, só mais recentemente, o setor de maquiagem no Brasil e no mundo interpreta ao pé da letra esse conceito e se redescobre como um grande filão para gerar novos negócios e aquecer as vendas da área cosmética, apresentando inovações decorrentes de pesquisas mais avançadas. Em conseqüência disso, várias fórmulas de bases e batons estão sendo enriquecidas com ativos funcionais para tratamento e proteção da pele como hidratantes, nutrientes, antioxidantes e protetores solares. As sombras nacionais, antes apenas renovadas às vésperas da chegada das coleções das estações primavera-verão e outono-inverno, principalmente na oferta de cores e tonalidades, foram equiparadas em sofisticação às importadas, refletindo tendências mundiais e a necessidade da indústria local de ser mais competitiva e agilizar o ritmo das novidades, obtidas graças ao desenvolvimento de novas matérias-primas, ingredientes e novas tecnologias de produção.

    Tempos atrás, seria difícil imaginar a compra de sombras para olhos produzidas no país com partículas de pedras preciosas, oferecendo benefícios de hidratação, como ametista, turmalina, safira ou pérolas, presentes na linha de sombras minerais Fascination. O público feminino também não teria acesso tão fácil a batons com brilho intenso que dão maior volume e tornam mais sedutores os lábios e que hoje estão presentes na linha de maquiagem Magnify, fabricada com a arrojada tecnologia de microesferas, nesse caso do ácido hialurônico desidratado. Estes desenvolvimentos são assinados pela Contém 1g, de São João da Boa Vista, SP, empresa que se especializou em linhas de maquiagem inovadoras e, só nos últimos dois anos, lançou mais de 300 itens.

    “A nova tendência é agregar vários tratamentos às maquiagem, pois a mulher moderna não tem tempo para passar sobre a pele um hidratante, um creme antienvelhecimento, uma base e um protetor solar, mas quer contar com todos esses benefícios de uma forma prática e eficaz”, informou Isabella Souza Borges, gerente de desenvolvimento de maquiagem da Contém 1g.

    Há dois anos incrementando a incorporação de ativos para tratamento em fórmulas de maquiagem, a Contém 1g é a primeira empresa a lançar no Brasil o pó facial “líquido”, enriquecido com Aquaphyline, uma composição de oligossacarídeos da fl or do amor-perfeito. O produto tem consistência líquida, mas, ao entrar em contato com a pele, proporciona efeito mate, sem brilho, e aveludado, semelhante ao de um pó compacto.

    Conforme Isabella, depois do sucesso do pó compacto micronizado e com fator de proteção solar (FPS) 15, lançado anos atrás, a nova tecnologia de formulação do pó facial “líquido” vem contemplar a mulher brasileira que já revelou, em pesquisas, sua preferência pelo uso de pós compactos, porém, sem abrir mão da facilidade de aplicação proporcionada pelas bases.

    Concretizando em lançamentos nacionais refletindo tendências consagradas no exterior, a companhia também está apresentando ao mercado brasileiro o primeiro primer, pré-maquiagem para disfarçar as rugas e linhas de expressão, produzido com ativos derivados do arroz de ação antioxidante, agentes hidratantes e nutritivos para a pele e com tecnologia de microesferas para proporcionar disfarce óptico das imperfeições.

    “A pré-maquiagem é muito utilizada lá fora em várias linhas para rosto, lábios e olhos e conta com microesferas de vários materiais como sílicas, náilons, poliuretanos, polimetilmetacrilatos, silicones, nitratos de boro etc., proporcionando com a formação de um fi lme um disfarce óptico das rugas, sem provocar qualquer tipo de efeito tensor sobre a pele, mas sim ajudando a fixar a maquiagem e absorver a oleosidade da pele ao longo do dia”, disse Isabella.

    Atenta à tendência de propiciar maior volume aos lábios, “febre” em várias partes do mundo, a empresa investiu na busca de alternativas mais naturais e saudáveis ao uso de ativos como a capsaissina (derivado de pimenta) ou de nicotinato de butila ou metila, que agem causando uma microinflamação nos lábios e que provocam a sensação de formigamento, partindo para desenvolvimentos biotecnológicos. Assim, chegou ao brilho labial Magnify cuja composição faz uso do ácido hialurônico desidratado, que proporciona o efeito “lábios volumosos” de forma rápida, temporária e sem causar qualquer tipo de desconforto.

    Química e Derivados, Linha de maquiagens ganhou 300 itens em dois ano, Cosméticos - Ativos funcionais ajudam maquiagens a proporcionar mais beleza e saúde

    Linha de maquiagens ganhou 300 itens em dois

    “Valorizamos a beleza, mas a vaidade não pode se sobrepor à saúde e, por isso, fomos buscar uma tecnologia que proporcionasse o efeito plumping por meio de processo biotecnológico, encontrando na molécula do ácido hialurônico desidratado a capacidade de intumescer os lábios ao entrar em contato com a água existente na própria mucosa”, explicou Isabella.

    Nos produtos para olhos, há várias inovações, como lápis fabricados com vitamina E e manteiga de karitê, visando nutrir e proporcionar maior hidratação, além de máscaras para cílios com pigmentos ultranegros, microesferas, pantenol e polímeros de última geração, incluindo sombras aeradas em mousse, 100% desenvolvidas com silicone.

    “Os diferenciais de nossa linha de sombras são as altas concentrações de mica e de pigmentos com qualidade reconhecida mundialmente e o emprego de tecnologias de microesferas. Contudo, deveremos introduzir nos próximos lançamentos de sombras compactas a tecnologia de micronização de todos os ingredientes, exceto das micas que não podem ser micronizadas porque perdem o efeito cintilante e o brilho”, antecipou Isabella.

    Química e Derivados, Isabella Souza Borges, gerente de desenvolvimento de maquiagem da Contém 1g,  Cosméticos - Ativos funcionais ajudam maquiagens a proporcionar mais beleza e saúde

    Isabella Souza Borges: lábios ganham mais brilho e volume

    Posicionadas no mesmo patamar de qualidade oferecido por maquiagem importadas e de primeira linha, os brilhos labiais da Contém 1g são fabricados com vitamina E e esqualano, derivado do óleo de oliva, ativo restaurador e hidratante da pele dos lábios, e com óleo de framboesa, ingrediente altamente restaurador da pele, destacando-se ainda batons com efeito gloss, enriquecidos com Ômegas 3,6 e 9.

    Outra novidade está na fórmula do hidratante labial Maxi Lip FPS15, cujos ativos aceleram a hidratação dos lábios, tratam as fissuras e estimulam a síntese de colágeno, proporcionando hidratação por até oito horas após a aplicação.

    Em se tratando de estimular a síntese do colágeno, a empresa atua com duas tecnologias distintas. Uma delas inclui na composição das fórmulas ativos para estimular a produção de colágeno, como é caso do hidratante labial Maxi Lip, enquanto outra, como a presente na base líquida mate com Collaxyl, nutre e supre a pele utilizando um colágeno sintético em sua fórmula .

    Lábios volumosos – A nova linha de maquiagem antiidade da Avon, desenvolvida com tecnologia Renew, também está entre os principais lançamentos dessa temporada. Com essa tecnologia exclusiva, toda a linha foi concebida para recuperar a hidratação, a fi rmeza e a juventude da pele das regiões da face, olhos e lábios. Em produtos para a face, como corretivos e bases, foram agregados o FPS 15 e a tecnologia Derma Shade, que devolve a sustentação e a firmeza à pele, recupera a sua elasticidade, aumenta sua densidade e ainda combate às rugas. Já as sombras contêm Dimensional lift. Esse complexo promove a elevação das pálpebras, firma a pele e reduz as linhas de expressão mais fi nas, apresentando em sua composição a cafeína, ativo que ajuda a reduzir o inchaço nas pálpebras. Para os lábios, o batom ultra-rejuvenescedor com FPS 15 aumenta instantaneamente em 115% a hidratação da pele e melhora em 83% o ressecamento. A companhia também desenvolveu um condicionador labial que aumenta em 159% a hidratação dos lábios e melhora em 90% o ressecamento. Tanto o batom como o condicionador labial foram formulados com altas concentrações de retinol e colágeno que hidratam, reduzem os sinais e realçam o volume.

    O principal lançamento da Avon na área de maquiagem, no entanto, está no batom extravolume Ultra Color Rich, produto símbolo do aniversário de 50 anos da empresa no Brasil. Desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Avon nos Estados Unidos, o batom extravolume agrega o exclusivo complexo Maxi-Lip Plumping, que ajuda na produção de colágeno, suaviza as linhas e confere a aparência de lábios volumosos e bem definidos. Entre os ativos que compõem esse complexo, se sobressai o palmitol oligopeptídeo – que ajuda a preencher e suavizar as linhas dos lábios pela estimulação da produção de colágeno e das glicosaminoglicanas. No centro desse novo batom, destaca-se uma parte incolor que concentra ácido hialurônico, substância capaz de promover hidratação, maciez e suavidade à pele dos lábios. Outros ingredientes ativos presentes na fórmula do novo batom são o Capsicum frutescens oleoresin e o Methyl diisopropyl propionamide.

    As novas tecnologias da Payot também agregaram proteção e tratamento à linha de maquiagem. O protetor labial Baton Protecteur FPS 30, além de oferecer alta proteção contra os raios solares, atua na regeneração celular e neutraliza a ação dos radicais livres. Tudo isso ocorre pela composição da fórmula com óleo de jojoba, que atua como emoliente, vitamina A, que regenera as células, vitamina E, com poderosa ação antioxidante, e pela presença de fi ltros solares UVA e UVB. Já o minigloss apresenta micropartículas refl etoras da luz, enquanto o corretivo para maquiagem, além de dissimular manchas e olheiras, exerce ação protetora da pele pela presença de ativos anti-radicais livres em sua composição.


    Página 1 de 812345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next