Notícias

5 de dezembro de 2016

Congresso de Atuação Responsável da Abiquim debate soluções para uma sociedade sustentável

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Segurança comportamental ganha relevância na prevenção de acidentes em indústrias químicas - Abiquim ©QD

    Química e Derivados, Congresso espera reunir grande número de profissionais da química

    Congresso espera reunir grande número de profissionais da química

    Evento acontece em outubro na capital paulista e terá palestras, discussões e minicursos sobre gerenciamento de riscos, desenvolvimento sustentável, gestão de recursos hídricos, entre outros.

    A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realiza nos dias 18 e 19 de outubro, no Novotel Center Norte, em São Paulo-SP, o 16º Congresso de Atuação Responsável com o tema “Química – Criando soluções para uma sociedade responsável”. Realizado desde 1997, o congresso se consolidou como o mais importante da indústria química no que tange às boas práticas em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade, reunindo a cada edição autoridades governamentais, profissionais e executivos da indústria química, além de entidades correlatas.

    O congresso receberá cerca de 500 profissionais e especialistas das mais diversas áreas que discutirão a importância do Programa Atuação Responsável® nas soluções de demandas atuais das empresas químicas, dos setores que atuam na cadeia de valor da indústria química e da própria sociedade. O Programa é uma ação voluntária mundial, lançado no Brasil pela Abiquim em 1992, que visa a melhoria contínua do desempenho do setor nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente e estabelece a comunicação transparente com as partes interessadas.

    A sessão plenária do Congresso de Atuação Responsável, agendada para 18 de outubro, será aberta pelo presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Marcos De Marchi. O evento também tem confirmada a participação do ministro de Meio Ambiente, José Sarney Filho, e a apresentação do vice-presidente sênior de Sustentabilidade Corporativa e Assuntos Regulatórios da Clariant, Joachim Krüger, que abordará o desenvolvimento sustentável na empresa. Durante a sessão plenária será assinado o convênio de reconhecimento mútuo dos programas de gestão SASSMAQ – Módulo Rodoviário e Programa de Cuidado Responsável do Meio Ambiente (PCRMA) da Câmara da Indústria Química e Petroquímica da Argentina (CIQyP).

    Ao todo, o Congresso de Atuação Responsável terá 13 salas temáticas. Na tarde do dia 18 de outubro, serão realizadas as salas: Segurança de Processo, Meio Ambiente, Cooperação Regulatória, Diálogo com a Comunidade, Preparação e Atendimento a Emergências e Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – SASSSMAQ. Na manhã do dia 19 de outubro serão realizadas as salas: Inteligência Logística para uma Indústria Química mais Competitiva, Silicones, Comunicação, Solventes de uso Industrial, Armazenagem Responsável, Patrimônio Genético, Stress no Trabalho e a Caraterização de Doenças Psicossociais e novamente a sala Meio Ambiente.

    Legislação – O tema de Cooperação Regulatória é um dos destaques da programação do congresso pela complexidade envolvida na discussão e pela necessidade dos governos e empresas buscarem soluções que atendam os interesses econômicos relacionados com as regulamentações das substâncias químicas. Na sala, será abordado o tema “Desenvolvimento da Legislação Brasileira de Substâncias Químicas” e contará com a participação da diretora do Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria do MMA, Letícia Reis de Carvalho.

    Os participantes do evento também discutirão como uma Cooperação Regulatória Internacional pode ajudar países em desenvolvimento com representantes do Canadá e Estados Unidos, que já tem confirmada a participação do gerente de Política Horizontal e Planejamento de Meio Ambiente e Mudança Climática do Canadá, Jake Sanderson. Outro convidado internacional é o representante da Associação Canadense da Indústria Química (Ciac) e líder da divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Dow Chemical Canada, Dave Shortt, que explicará como a parceria entre indústria e governo foi importante para o sucesso da legislação canadense. O diretor de Regulatórios e Assuntos Técnicos do Conselho Americano de Química (ACC), Greg Skelton, abordará a visão da indústria sobre a cooperação regulatória.

    No Congresso de Atuação Responsável também será debatida a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, que dispõe sobre bens, direitos e obrigações relativos ao acesso ao patrimônio genético do País, que foi regulamentada pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, e será debatida na sala Patrimônio Genético, no dia 19 de outubro.


    Página 1 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *