Química

16 de abril de 2009

Comércio Exterior – Ano da França no Brasil fomenta negociações

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Comércio Exterior

    O

    s laços comerciais e culturais entre Brasil e França deverão se estreitar ainda mais a partir de 2009 com a instalação do Ano da França no Brasil. Mais do que celebrar a amizade entre os dois países, a ampla programação a ser levada a vários estados e localidades tem o intuito de incrementar negócios e parcerias comerciais.

    A cerimônia de apresentação do Ano da França no Brasil foi realizada no hotel Renaissance, em São Paulo, em 19 de março, contando com a presença do cônsul-geral da França Jean-Marc Gravier e a coordenação da agência francesa Ubifrance e da rede de missões econômicas daquele país. A promoção representa uma ação de reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado com grande sucesso em 2005, e prestigiado por mais de 15 milhões de pessoas.

    Oficialmente, o Ano da França no Brasil começou no último dia 21 de abril, e deverá se estender até 15 de novembro. Ao todo, serão mais de 40 ações organizadas nas principais cidades brasileiras, abrangendo participações em eventos e feiras de negócios, seminários técnicos e missões comerciais.

    Apesar de ser considerada a quarta maior investidora no Brasil, com cerca de 400 filiais de empresas francesas aqui instaladas, a França pretende ampliar sua presença no seu principal parceiro econômico na América Latina. Da programação constam participações de delegações de empresas francesas, reunidas no “Espaço França”, em vários eventos brasileiros.

    O primeiro evento com a participação dos empresários franceses foi a Feicon Batimat, realizada em São Paulo, de 24 a 28 de março. Na sequência constam participações na Intermodal (14 a 16 de abril), Automec (14 a 18 de abril), Feimafe (18 a 23 de abril), FCE (26 a 28 de abril), Brasil Offshore (16 a 19 de junho), Ambiental (30 de junho a 2 de julho), Expo Aero Brasil (2 a 5 de julho), entre vários outros, culminando com a visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, nos dias 6 e 7 de setembro. Em todos esses setores, as empresas francesas pretendem contribuir com sua experiência e tecnologia, oferecendo soluções para várias áreas, como construções sustentáveis e problemas ambientais.

    O Ano da França no Brasil deverá, sobretudo, fomentar negócios e parcerias em setores estratégicos como o de bens de capital, infraestrutura, transportes, logística, construção, aeronáutica, naval, bens de consumo, agroindustrial, produtos alimentícios, energia, meio ambiente, saúde, biotecnologia, petróleo e gás.

    A indústria francesa é a quinta maior produtora mundial do setor químico e a terceira maior exportadora. Com faturamento da ordem de 60 bilhões de euros, a indústria química na França, que abrange também os setores da borracha e de pneus, fármacos e de transformação de plásticos, apóia-se em cinco grandes plataformas, como a Fos-Lavera e a Lê Havre-Port-Jérôme, instaladas, respectivamente, no sul da França e na região da Normandia.
    A indústria química de especialidades francesa ocupa a segunda posição na Europa, e apresenta pontos fortes principalmente na área farmacêutica. No rol das empresas líderes de capital francês, merecem destaque a TotalAtofina, o quarto maior grupo petroquímico mundial, e a Michelin, líder mundial em pneus. Entre as líderes também constam a Saint-Gobain, principal produtora mundial de vidro, a Lafarge, maior produtora de materiais para construção, a Air Liquide, maior em gases industriais, além de importante posição no setor de tratamento de água e esgoto por meio das empresas Suez, Veolia e Vivendi.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next