Tintas e Revestimentos

13 de dezembro de 2011

China compra solvente sustentável

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    primeira exportação de Augeo SL 191 para a China, realizada em novembro último, um pouco antes da Abrafati 2011, abre novas perspectivas de comercialização em maior escala para o solvente sustentável, totalmente fabricado no Brasil e concebido para aplicações em tintas e vernizes.

    Desenvolvido pela Rhodia, atual empresa do grupo Solvay, há dois anos, trata-se do primeiro solvente a utilizar a glicerina como matéria-prima, antes considerada ape­nas um subproduto do biodiesel e tratada como resíduo para descarte, mas que, ao ser purificada, ganhou status na cadeia química, passando a representar uma inovação para substituir com vantagens os éteres glicóis e seus acetatos.

    Química e Derivados, Solvente, China, Augeo, Rhodia, Alexandre Castanho

    Castanho: primeira venda do Augeo para o exterior

    “O Brasil produz 240 milhões de litros de biodiesel e 10% desse volume, ou seja, 24 milhões de litros correspondem à glicerina, para a qual atribuímos uso nobre na fabricação de solventes sustentáveis”, afirmou Alexandre Castanho, diretor global da unidade de negócios na área de solventes (Coatis) da Rhodia. “Desde 2006, buscávamos novas fontes renováveis para a produção de solventes até encontrarmos e testarmos a glicerina”, lembrou Castanho.

    Atualmente, cerca de 60% da produção do solvente Augeo SL 191 tem fornecimento comprometido com o mercado interno brasileiro. Os volumes remanescentes abastecem vários mercados da América Latina, inclusive o México, onde o novo solvente foi lançado em julho deste ano, durante a Latin America Coatings Show. Trata-se, portanto, segundo enfatizou Castanho, do único negócio brasileiro na área de solventes a exportar praticamente a metade do que é produzido.

    Totalmente criados nos laboratórios instalados no Brasil da Rhodia, e produzidos nas unidades de Santo André-SP e de Paulínia-SP, os solventes Augeo constituem a mais recente inovação da companhia nessa área, que também fabrica e fornece solventes oxigenados acéticos derivados do etanol e solventes cetônicos, derivados de acetona.

    “A nossa meta é alcançar a maturidade na produção da linha Augeo daqui a alguns anos, entre 2015 e 2016, com capacidade, equipes de vendas e estoques para atender globalmente todas as regiões”, antecipou o diretor. Hoje, os maiores usuários dos solventes Augeo são as empresas fabricantes de tintas para repintura automotiva e de vernizes para madeiras, mas, a considerar pelos esforços de introdução, a tendência é expandir a linha por vários outros segmentos.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next