Máquinas e Equipamentos

18 de julho de 2012

Calor Industrial – Tecnologia avança e melhora eficiência dos equipamentos

Mais artigos por »
Publicado por: Antonio C. Santomauro
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Calor Industrial

    I

    mersos em uma conjuntura com várias incertezas, na qual relatos e projeções mais otimistas se mesclam a perspectivas menos auspiciosas, os fabricantes de equipamentos para geração e aproveitamento de calor industrial buscam ampliar seu potencial de negócios com um conjunto diversificado de ações mercadológicas: apelam fortemente para o conceito da sustentabilidade, miram possibilidades abertas pela necessidade de aplicações mais específicas, investem no desenvolvimento de produtos mais versáteis, e enfatizam o uso de tecnologias antes restritas a poucos nichos.

    Aposta nessa última alternativa a CBC, que hoje destaca mais intensamente as caldeiras construídas segundo o con­ceito de leito fluidizado: destinados à queima de biomassa, esses equipamentos contêm uma camada de material inerte – geralmente uma areia com baixo teor de argila e granulo­metria controlada –, intermediária entre o ar que entra pela parte inferior da fornalha e o combustível. Preaquecida, essa areia com elevada inércia térmica se movimenta com o ar e cria no interior da fornalha uma turbulência destinada a tornar a combustão mais eficiente.

    Já utilizadas na produção de papel e celulose, as cal­deiras com leito fluidizado começam a ser aproveitadas também pelos IPPs (independent power providers, ou fornecedores independentes de energia). “E começamos a entregar as primeiras delas para as indústrias de açúcar e álcool”, afirma Ronaldo Faria, gerente de projeto sênior da CBC, empresa do grupo Mitsubishi, que atua nesse segmento com geradores de vapor aquatubulares, próprios para grandes volumes e pressões.

    Química e Derivados, Ronaldo Faria, Gerente de projeto sênior da CBC, Calor Industrial

    Ronaldo Faria: leito fluidizado atrai clientes em novos setores

    A turbulência, explica Faria, torna mais eficiente o processo na caldeira com leito fluidizado porque integra o conjunto dos “3Ts” – composto ainda por temperatura e tempo –, necessário à combustão. Maior turbulência permi­te temperaturas menores, e é assim reduzida a emissão de efluentes, pois, enquanto caldeiras tradicionais atuam mui­tas vezes com temperaturas na fornalha próximas a 1.300ºC, na qual há elevada emissão de NOx (óxido de nitrogênio, associado à chuva ácida) –, o leito fluidizado opera por volta de 850ºC, com muito menor emissão desses óxidos.

    Além disso, prossegue Faria, quando se queima um combustível com alto teor de enxofre, normalmente é ne­cessário investir em equipamentos para controle da emissão de SO2 (dióxido de enxofre). “Com o leito fluidizado, o enxofre reage com o carbonato de cálcio, alimentado com a biomassa, e é assim abatido”, ele complementa.

    Já a fabricante nacional Steammaster está lançando a linha de caldeiras VMX, concebida para ser totalmente flex: pode queimar óleo, gás e qualquer tipo de biomassa. “Elas são projetadas para queima de biomassa, e na parte superior têm uma fornalha adequada à queima de óleo e gás”, descre­ve Eder Douglas de Moraes, responsável tecnológico da Steammaster.

    Atualmente, diz Moraes, metade das caldeiras construídas pela Steammaster queima biomassa, embora a crescente procura por esse combustível venha elevando seu preço. “Mas, hoje, queima-se de tudo em caldeiras: toras, lenha, bagaço de cana, sebo, parafina”, ele diz. “Na Brasil Foods, instalamos duas unidades desenhadas para trabalhar com a graxa negra: composto resultante da passagem por um triturador de resíduos não utilizados na produção de alimentos como penas, bicos e ossos.”

    Moraes é responsável também pela tecnologia da Frelser, fabricante de quei­madores inaugurada há alguns meses no município de Varginha-MG (sede tam­bém da Steammaster). Os queimadores dessa empresa, ele diz, podem reduzir de 120 ppm para 15 ppm a taxa de NOx geralmente emitida pelas caldeiras. “Eles têm um mecanismo capaz de promover a recirculação dos gases dentro da fornalha, e assim diminuir a temperatura no núcleo das chamas”, explica. Segundo Moraes, a Frelser já vendeu dois desses equipamentos para a Petrobras, que com eles substituirá queimadores tradicionais de uma unidade de biodiesel.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      Um Comentário


      1. antonio miranda

        ANTONIO APARECIDO MIRANDA

        Prezados (as) Senhores (as) bom dia:

        Segue abaixo e também em anexo mais informações sobre meu Curriculum (“Eu posso trabalhar e morar em qualquer lugar do Brasil, aceito trabalhar em regime CLT ou PJ, pode ser contrato temporário ou por temporada.Eu tenho experiência na Supervisão e execução também, já fiz pessoalmente TODO TIPO DE montagens de Parques industriais de MAQUINÁRIO A TUBULAÇÃO INDUSTRIAL , com solda de todos os tipos, montagem de quadros elétricas e de automação, faço start-up de todo tipo de maquina de ar condicionado, caldeiras, em todo tipo de material de Tubulação Industrial (aço,cobre,alumínio,), pode ser a gás e a água, sistemas centrais ou não, já fiz pessoalmente montagem de Chiller´s de todo tipo desde a tubulação até as torres de arrefecimento, sistemas VRF de todas as marcas,COGERAÇÃO em amônia ou Banco de Gelo (Ice Bank), Geradores Elétricas, No-breaks.Inspeção de caldeiras e vasos de pressão para Atendimento a NR 13; Serviços de Diligenciamento e Inspeção de Fabricação; Elaboração e Montagem de Prontuário; Reconstituição de prontuário; Execução de teste hidrostático; Acompanhamento de testes não-destrutivos; Execução de Cálculo da PMTA; Abertura de Livro de Registro de Segurança; Execução de projeto de instalação; Qualificação técnica de fornecedores; Qualificação de procedimentos de soldagem, soldadores e operadores; Acompanhamento de testes mecânicos; Fiscalização de montagem, etc.

        (“são 12 anos de experiência como Operacional e mais 11 anos de experiência como Supervisor e Coordenador na execução de Serviços de Manutenção e Instalação nas mais diversas áreas, tanto Comercial como Industrial)”. Aproveito este Email para destacar minha habilidades na parte técnica e área comercial/vendas, e também minha experiência em relações com parceiros e clientes, boa desenvoltura em negociações técnicas como reclamações e análises relacionadas à qualidade de produtos e serviços. Capacidade de assumir riscos; Lidar com resistências, Fundamentar e sustentar argumentos; Força de vontade – Facilidade de comunicação.
        Com Objetivo de poder proporcionar serviços qualificados no que tange as atividades acima citadas e considerando-me apto a exercê-las, apresento este para apreciação dessa conceituada empresa

        End.: Rua- Alfa – 330- APT 424 B – Bloco A.
        CEP. 06680-103.ITAPEVI – SP.
        Brasileiro – 46 Anos.
        Fone Residencial: (11) 4144-2856
        Telefone Celular: Tim -11-95208-7323 – Whatsapp – (11) 99591-1805 – Vivo.

        E-mail: antonioaparecidomiranda300@gmail.com

        OBJETIVO: TÉCNICO COORDENADOR & SUPERVISOR DE OBRAS

        FORMAÇÃO ACADÊMICA: TECNÓLOGO & 2º GRAU TÉCNICO ELETROELETRÔNICA- C.R.E.A. SP/ 5.062.819.370/TD

        CURSANDO 3° ANO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL.

        RESUMO DE QUALIFICAÇÕES:
        Perfil Profissional:
        Profissional com mais de 24 anos de experiência em trabalho de equipe, com mais 60 Obras de grande porte e 150 de pequeno porte, com ampla visão das seguintes áreas:

        Planejamento: Supervisão de Obras; Supervisão de Projetos e Cronogramas; Supervisão e Execução de Instalações Industriais, Comercial, Vistoria, Assessoria, Assistência Técnica, Comissionamento, Startup. ; Turn key.
        Compra & Venda de materiais e serviços: Ampla Vivencia Desenvolvendo Clientes/Fornecedores, Conduzindo negociações com fornecedores; visando à melhoria na qualidade de matérias-primas e serviços, diminuição de prazos de entrega e redução de estoques, com constante minimização de custos implantando novas tecnologias, com transferência de know-how. CEP, BI, MRP, ERP e CRM; BOM (Bill of Material). Conhecimento amplo dos processos de execução ou fabricação de produtos e serviços; e experiência com fornecedores e clientes de diversos ramos de atividade: eletro-eletrônico, siderúrgico, metalúrgico, petroquímico, mineração, automobilístico, shopping Center, hidroelétricas, portos, aeroportos.
        Sistema de Qualidade: Ampla experiência na área de Qualidade, tendo participado de Sistemas de Qualidade nas empresas em que trabalhei. Com profundo conhecimento dos processos e na estruturação da engenharia da qualidade, inspeção de recebimento, certificações e indicadores de desempenho, laboratório de ensaios e metrologia, auditorias e garantia; com planejamentos, orçamentos, contratações, treinamentos, sistemas e operacional. Para liberação e aceite de produtos e serviços conforme legislações específicas, das seguintes Normas:
        ISO 9001 – 2000; ISO 14001.
        Recursos Humanos: Sólidos conhecimentos em Gestão de Pessoas, em rotinas trabalhistas, contratuais e operacionais relativas aos recursos humanos. Habilidade no recrutamento, treinamento, formação e motivação de equipes. Gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos sociais. Habilidade no gerenciamento de redes interpessoais e no relacionamento com colaboradores.
        RESUMO DE CONHECIMENTOS ESPECIFICOS:
        Refrigeração & Ar Condicionado: Chiller’s Absorção. Termoacumulação (Ice Bank).
        Tecnologia de Ponta: Instrumentação Industrial; Redes de Comunicação Industrial. Automação Geral.
        Sistema de Segurança: C.I.P.A. OHSAS 18001, NR. 10 e S.E. P (Sistema Elétrico de Potência).
        Cursos Complementares: Instalação Elétrica – Automação – Eletromecânica – Técnico Eletro- Eletrônica Curso de H.V.A.C. Pleno ASHRAE ABRAVA.

        HISTÓRICO PROFISSIONAL
        Jam Engenharia Ltda. End. Av: Do Contorno 6777 – 3ºA. Belo Horizonte MG.
        Referencias: Sr: Antônio Augusto – Gerente de Obras – Fone (031) 3528-2333. (031) 9812-7535.
        Obras: Torre de Tv Digital –Brasília DF – Shopping Norte Sul Plaza-Campo Grande MS.
        Entherm Eng. De Sistemas Termomecânicos-End. Saan _Quadra 01-Brasilia-DF.
        Referencias: Sr: Francisco Airton – Sócio Diretor – Fone (031) 3233-0701 – (061) 9106-8787.
        Obras: Ar Condicionado VRF – Toshiba- ANEEL – Brasília –DF. Senado Federal- Shopping Iguatemi-DF
        Tetraeng Engenharia: End.: Rua Dr. Bacelar-368- São Paulo SP.
        Referencias: Sr: Milton Tanaka – Sócio Gerente – Fone (011) 5084-9476 e (011) 8787-0838
        Obras: Shopping Park Europeu- SC. Fabrica Renault/Nissan Resende RJ./Shopping Hortolândia-SP
        Delta – Engenharia Indústria e Com. Ltda. End: Alameda Joaquim Eugenio lima –Nº 680 – São Paulo-SP·.
        De Zorzi Engenharia Ltda. Endereço: Rua Luiz Gama Nº 803 –São Paulo –SP. Fone: (11) 3346-4700
        Tenenge Engenharia Ltda.: Rua: Haddock Lobo -234 –São Paulo- SP.
        Santos Madruga & Cia Ltda. Rua dos Jequitibas -880 –Americana-SP- Fone (019) 3405-8486.

        Sem mais, aguardo Vosso contato. Obrigado.



      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next