Automação Industrial

7 de agosto de 2011

Automação Industrial – Integração aos sistemas corporativos e wireless conquistam novos espaços

Mais artigos por »
Publicado por: Antonio C. Santomauro
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Revista Química e Derivados, Automação Industrial - Integração aos sistemas corporativos e wireless conquistam novos espaços

    O

    futuro da tecnologia de controle e automação de processos industriais está delineado. Deve caminhar para a integração total com os demais sistemas das companhias; colocar suas funcionalidades cada vez mais a serviço do aumento da eficiência produtiva; e operar sem depender de fios. Em alguns desses casos, esse futuro já foi alcançado, por exemplo, na crescente integração aos demais sistemas das empresas, inclusive aos ERPs (como são conhecidos os sistemas de gestão empresarial).

    Possível por meio dos softwares componentes de categorias denominadas PIMS ou MES (ver quadro explicativo dessas categorias), essa integração começa a se tornar mais comum, como observa Nelson Ninin, presidente da Yokogawa, provedora de soluções de automação e controle.

    “É crescente o uso de sistemas dedicados a montar e formatar para disponibilização em ERPs bancos de dados com informações provenientes dos processos”, afirmou. É o caso dos sistemas PIMS fornecidos pela própria Yokogawa, que organizam e disponibilizam informações como relatórios de produção e indicadores de eficiência, entre outras.

    De acordo com Ninin, essa integração dos dados referentes a processos produtivos com informações de gestão comercial e administrativa permite programar melhor itens como compra de matérias-primas, estoques e logística. “Possibilita também gerenciar melhor as especificações dos produtos”, ele acrescenta.

    Revista Química e Derivados, Leandro Henrique Batista Torres, gerente de produto, sistemas e soluções da Smar

    Batista: dados de campo podem se transformar em informação

    E, por mais paradoxal que possa parecer essa afirmação, os avanços atualmente mais notáveis na tecnologia de automação enfatizam a crescente disponibilização de informações não diretamente relacionadas ao controle, como destaca Leandro Henrique Batista Torres, gerente de produto, sistemas e soluções da Smar: “São informações de autodiagnóstico, leituras de parâmetros e medições indiretas, intertravamento das estratégias de controle com as condições de “saúde” dos equipamentos; enfim, inúmeros dados que devem ser bem tratados para se transformarem em informações úteis nos níveis superiores de gerência, até chegar ao nível corporativo”, ele especifica.

    Principal empresa nacional do mercado de automação e controle, a Smar oferece módulos aptos a integrar os dados do chão de fábrica com os demais sistemas de negócios – inclusive com os ERPs – desenvolvidos em parceria com a norte-americana Iconics. Seu portfólio de produtos com desenvolvimento totalmente próprio, inclui transmissores, posicionadores de válvulas, conversores para redes industriais, controladores lógicos programáveis, sistemas de computação de vazão, além do sistema de controle denominado System302, com arquitetura aberta aos principais protocolos de comunicação industrial.

    Cooperação e gestão – As informações agora disponibilizadas pela tecnologia de automação e controle aos sistemas de gestão corporativa estão integradas em escala crescente aos dados provenientes dos sistemas de gestão de recursos e insumos, energia, por exemplo. Na Siemens – empresa cuja atuação abrange tanto equipamentos e sistemas de gestão de energia quanto controle e automação de processos –, soluções que integrem essas duas plataformas constituem, aliás, oferta bastante natural.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next