Petróleo & Energia

15 de março de 2000

Atualidades – Petróleo: Brasil marca presença na WPC

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    O World Petroleum Congress, gigantesco evento trienal que reúne profissionais de todos os segmentos da indústria petroleira mundial – da geologia até a petroquímica – se realiza esse ano de 11 a 16 de junho em Calgary, Alberta, no Canadá. Dado que o próximo WPC terá lugar no Rio de Janeiro, os organizadores procuraram dar um destaque especial às contribuições do Brasil. Um dos 15 “Review and Forecast Papers”, sobre o tema “Tecnologia inovativa e sua influência sobre a indústria petroquímica”, será apresentado pelo engenheiro Albert Hahn, da Ecoplan Consultoria e responsável pela coluna Posto de Escuta, de Química e Derivados.

    O trabalho de Hahn analisa as contribuições à geração de tecnologia por parte de diversos setores periféricos: catalisadores, instrumentação, métodos de cálculo, equipamento de processo, métodos analíticos e outros. Em seguida, apresenta as principais tendências na produção de olefinas e aromáticos, tanto por vapocraqueamento quanto por vias inovadoras a partir de metano, diretamente do gás de sintese ou passando pelo metanol, ou por ciclização de GLP. Finalmente, o trabalho analisa as possíveis contribuições das economias menos desenvolvidas ao processo de geração de novas tecnologias.

    Outros participantes brasileiros do WPC 2000 serão Renato Bertani (Petrobrás), vice-presidente de um painel sobre tecnologia interativa; Michel Hartveld (IBP), vice-presidente do Forum 19 (Tendências empresariais na indústria petroquímica); Marcos Lourenço Ferreira (Ipiranga), vice-presidente da mesa do RFP 10 (Interligação entre as indústrias de petróleo e automotiva, qualidade de combustível e controle de emissões); Pablio Bonfadine (Cenpes), vice-presidente do Forum 14 (Otimização de refinarias); Roberto Mezzomo (Cenpes), vice-presidente do Forum 13 (Novos métodos de recuperação); e Luiz Machado (Petrobrás), presidente do Forum 21 (Desenvolvimento de operações de produção em águas profundas).



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *