Química

22 de setembro de 2007

Atualidades – Pesquisa – Cientistas estudam reações químicas com mecanóforos

Mais artigos por »
Publicado por: Hilton Libos
+(reset)-
Compartilhe esta página
    O

    s cientistas da Universidade de Illinois, EUA, acreditam ter descoberto nada menos que “uma nova maneira de fazer química”, após descobrir uma técnica de manipulação da matéria, que conduz as reações químicas para o fim determinado. O processo poderá ser aplicado na fabricação de materiais auto-reparáveis ou ainda para desenvolver produtos fora das condições químicas convencionais.

    Na demonstração do invento, o coordenador da pesquisa, Jeffrey More, colocou uma molécula mecanicamente ativa (mecanóforo) no centro de uma longa cadeia polimérica. Em sentidos opostos, a cadeia foi esticada por um campo vetorial sujeitando o mecanóforo a uma distensão. “Aplicando força ao mecanóforo, podemos influenciar a seqüência da reação para um caminho ou outro”, explicou More.

    Essa técnica poderá ser aplicada como uma reação de auto-reparação, na criação de um gatilho para liberar a energia mecânica acumulada em polímeros distendidos nos caminhos químicos. Na auto-reparação clássica convencional, no momento em que o material sofre qualquer espécie de danificação imediatamente se rompem microcápsulas de um agente reparador da rachadura. A polimerização ocorre quando o catalisador químico se mistura com o agente reparador.

    O gatilho mecânico com mecanóforos dinamiza o processo, porque a força mecânica faz a polimerização ocorrer diretamente e a propagação da rachadura é interrompida, graças à ligação cruzada de cadeias vizinhas.

    O coordenador da pesquisa afirmou que isso efetivamente demonstra a possibilidade de utilizar-se a energia mecânica para direcionar as reações químicas por vias inatingíveis convencionalmente: “Estamos pesquisando agora o desenvolvimento de mecanóforos adicionais nos quais a reatividade será ativada por força externa”, adiantou o cientista Jeffrey More.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next