Automação Industrial

14 de dezembro de 2007

Atualidades – Automação – Aplicações ambientais dominam ISA Show

Mais artigos por »
Publicado por: Hilton Libos
+(reset)-
Compartilhe esta página
    A

    exposição e congresso anual da Instrumentation, Systems and Automation Society (ISA), instituição que reúne 30 mil profissionais e acadêmicos dos setores de instrumentação e sistemas de automação em dezenas de países, se supera a cada edição e amplia o foco de suas estratégias para os eventos futuros. Com o ISA Show 2007 não foi diferente. Em apenas três dias da segunda quinzena de novembro, cerca de 13 mil visitantes à Expo Center Norte,em São Paulo, foram atraídos pelas possibilidades de integração empresarial, além das palestras e workshops do Congresso Internacional de Instrumentação, Sistemas e Automação, realizado simultaneamente à mostra de lançamentos e inovações em softwares de controle, sistemas distribuídos, atuadores de válvulas, controladores programáveis e redes industriais por 120 empresas.

    Química e Derivados, Marcus Coester, Presidente regional da entidade para a América do Sul, Atualidades - Automação - Aplicações ambientais dominam ISA Show

    Coester: sistemas controlam as emissões

    Com um dos focos na sustentabilidade, o diferencial que a maioria desses produtos e soluções apresentou ficou por conta dos dispositivos de controle da emissão de gases nocivos à camada de ozônio e aumento do efeito estufa. O presidente regional da entidade para a América do Sul, Marcus Coester, defendeu que o setor de automação – além da competitividade e desempenho dos processos industriais – também pode contribuir decisivamente no controle do aquecimento global. Segundo Coestler, a relação entre a produção industrial e o ambiente é diretamente proporcional: “O papel da automação está no centro dos sistemas de segurança e também em todo o controle ambiental da emissão de efluentes e gases.” Para ele, a automação assume grande importância no aumento da segurança das plantas e do controle da emissão de gases à atmosfera. “Isso já está expresso nessa exposição, mas deverá ser reforçado como tema central da quarta ediçãoem AUTOMAÇÃO A Aplicaçõesambientais dominam ISA Show2008”, adiantou o presidente regional da ISA.

    Vem aí a Brazil Automation – Por tudo isso, os organizadores definiram como tema da quarta exposição da ISA e, 2008 – a partir do ano que passará a se denominar Brazil Automation – deve girar os desafi os competitivos da indústria e o ambiente. Um comitê sob a coordenação do engenheiro canadense Ian Verhappen e do norte-americano Jay Lee, da Universidade de Cincinnati (EUA), será encarregado de organizar as mesas-redondas sobre automação, sistemas e instrumentação. Para 2010, outro evento complementará a Brazil Automation, o Congresso Mundial de Gestão de Ativos.

    Para o secretário-geral da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Nelson Ninin, a Brazil Automation deverá ocorrer no póximo ano em um cenário de expansão do setor de automação industrial no Brasil. Na sua análise, Ninin constata que o setor encerrará 2007 com crescimento de 11%, em relação ao total de R$ 2,7 bilhões no ano passado.

    Segundo o secretário-geral da Abinee, esses resultados advêm principalmente dos investimentos das empresas petrolíferas, mineradoras, siderúrgicas, sucroalcooleiras e de papel e celulose, com uma tendência estável de evolução. Conforme Ninin, ainda há muito espaço para o crescimento do setor de automação. “O Brasil representa atualmente apenas 2% do mercado mundial. Estima-se que em 2008 o mercado mundial de automação deverá girar em torno de U$ 100 bilhões”, informou. Desse total, U$ 65 bilhões são relativos a produtos e serviços para a indústria de processo e U$ 35 bilhões são relacionados à manufatura. “A expansão esperada nos próximos cinco anos é de 6,4% ao ano, taxa acima do crescimento médio da economia global”, previu o secretário-geral da Abinee.

    Química e Derivados, Nelson Ninin, Atualidades - Automação - Aplicações ambientais dominam ISA Show

    Ninin: mercado para automação crescerá 6,4% ao ano até 2012

    Inovação wireless – A arquitetura tecnológica de plantas wireless, as redes sem fi o no ambiente de automação industrial foi divulgada como uma verdadeira revolução nas comunicações durante os seminários técnicos, no espaço de Inovação Tecnológica. No 9º Congresso Internacional e Exposição Sul- Americana de Automação, Sistemas e Instrumentação realizado paralelamente ao ISA Show 2007, o professor Carlos Manoel Dias Viegas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentou um trabalho na busca de uma resposta para alguns pontos polêmicos em relação aos mecanismos de segurança, confiabilidade do sistema e protocolos utilizados em aplicações wireless.

    De acordo o professor Viegas, as redes cabeadas oferecem barreiras físicas, além de dificuldades de expansão da rede para cobrir as grandes distâncias entre os componentes de comunicação em segmentos como os de óleo, gás, transferências de custódia, tratamento de água e energia. “Esses problemas não só aumentam os custos com cabeamento, mas também significam inflexibilidade para a rede”, relatou o professor da UFRN. “Só por isso, as redes sem fio já oferecem uma série de benefícios, grande mobilidade e fácil instalação. Os softwares desenvolvidos para as redes cabeadas são aproveitados e diretamente usados em redes sem fi o. O resultado se traduz em economia de custos e tempo”.

    No salão de exposição, a Emerson Process Management ofereceu a Planta Digital Wireless PlantWeb como a primeira tecnologia wireless completa já testada em campo para utilização nas áreas de produção. Os argumentos de venda da empresa garantem que a PlantWeb usa a inteligência dos equipamentos de campo para melhorar o desempenho global da planta, com as informações importantes remetidas precisamente para os funcionários de cada posto no tempo certo.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next