Química

15 de junho de 2010

Atualidades – Atuação Responsável: Abiquim expande programa para pequenas

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página
    O

    programa Atua­ção Respon­sável, ao atingir sua maioridade no Brasil, com dezoito anos completos em 2010, dá provas de maturidade e olha para as pequenas empresas com a atenção de um irmão mais velho. Seu projeto PreparAR, uma compilação reduzida das práticas do AR voltada para pequenas empresas interessadas em se iniciar no avançado sistema de saúde, segurança, qualidade e meio ambiente, será lançado oficialmente no próximo 13º Congresso de Atuação Responsável, marcado para 21 a 23 de junho no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

    “Depois de alguns anos de elaboração, chegamos a um formato ideal para o PreparAR, tanto no aspecto de implantação como no de suporte”, afirmou o diretor técnico da Abiquim, Marcelo Kós.  Para começar, a equipe envolvida na sua preparação conseguiu chegar no número ideal de diretrizes a serem seguidas pelas empresas: 28, das 72 do Atuação Responsável. A adesão ao PreparAR seria, na opinião de Kós, uma atitude de empresa não tão atrasada em gestão, “pequena, mas atenta” e com vontade de não perder uma boa oportunidade de se atualizar. O projeto se iniciou por meio de convênio com o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim), do qual vieram as primeiras dez empresas a implantar o programa de forma piloto. Mas a partir de agora outros estados do país, como Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia, começam a ser assediados para difundir a ideia em seus parques químicos de pequeno porte. “Vamos nacionalizar o PreparAR”, disse.

    O diretor da Abiquim explica que o sistema é preparatório para o Atuação Responsável. Sua primeira etapa é a de autoavaliação inicial, quando a empresa decide se dá início ao programa ou não. Se a resposta for positiva, há a assinatura de um termo de compromisso com o sindicato.

    Química e Derivados, Marcelo Kós, Diretor técnico da Abiquim, Atualidades - Atuação Responsável: Abiquim expande programa para pequenas

    Kós: Atuação Responsável serve de apoio ao Pacto da Indústria Química

    Depois disso, há uma fase de adequação à legislação. “Eles são orientados a conhecer todo o arcabouço legal do país e a atender a todas as exigências”, explicou. Numa segunda etapa, implantam o processo, que tende a levar a empresa ao sistema de melhoria contínua. Por fim, dependendo do interesse de cada um, há o convite para a empresa se filiar à Abiquim e adotar o Atuação Responsável propriamente dito.

    E não importa, na visão de Kós, se todas as pequenas empresas do país resolverem se filiar à Abiquim. Pelo contrário, o fenômeno seria bem-vindo. “Ganharíamos mais representatividade”, disse. A meta com o PreparAR é em cinco anos conseguir que 500 empresas tenham aderido. Para chegar a essa meta, a Abiquim firmou convênio com o Sebrae e, em conjunto, qualificará consultores e colaboradores para implantar não só o PreparAR como para melhorar a governança corporativa de pequenas e médias empresas químicas. Essa iniciativa tem o mérito de permitir que todas as empresas interessadas tenham consultoria praticamente gratuita. “Trata-se de oportunidade única e gratuita para o setor químico brasileiro uniformizar as boas práticas, não limitando isso ao universo das grandes empresas”, afirmou Kós.

    Pacto com o “pacto” – A preocupação em difundir o PreparAR, dando destaque a ele no próximo congresso, na verdade está conectada com um plano maior da Abiquim de associar o Atuação Responsável com o “Pacto Nacional da Indústria Química”, apresentado em dezembro de 2009 com metas de aumento conjunto de competitividade de todas as cadeias produtivas ligadas à atividade química. Trata-se de meta ambiciosa de levar o Brasil do nono ao quinto lugar no ranking mundial da produção química, aproveitando sua vocação para a química verde (leia-se aí principalmente o etanol e o plástico alcoolquímico, mas também derivados de óleos e gorduras).

    E dentro desse planejamento de reforçar a imagem do país como celeiro da “química verde”, o Atuação Responsável e a ideia de difundi-lo pelas médias e pequenas empresas pelo PreparAR ganham espaço evidente. “Além de ter colaborado para criar a vocação “verde” da química brasileira, o programa daqui para frente vai ser ainda mais fundamental para atingir as metas do pacto”, disse Marcelo Kós.

    A explicação do diretor da Abiquim tem a ver com as conquistas em gestão ambiental que a indústria química teve com a adoção das práticas do programa. Depois de muitos anos, muitas das signatárias compreenderam que a sustentabilidade dos negócios não só depende da responsabilidade socioambiental como ela pode ser o centro das atividades. O exemplo mais marcante é o polietileno verde de cana-de-açúcar da Braskem (que deve ser produzido também pela Dow Chemical, cujo projeto Cabanas foi adiado pela crise). A previsão anunciada pela Abiquim é a de que, em 2020, 10% da petroquímica mundial será verde e 50% desta será proveniente do Brasil.

    Para completar o auxílio do Atuação Responsável com o pacto, o congresso também receberá outras palestras. Já na abertura, aliás, o coordenador da comissão executiva, Mario Cilento, detalhará os valores futuros da indústria, ao mostrar os pontos principais do pacto e emendar com os mais recentes indicadores de desempenho dos signatários. “A ideia no congresso, além da atualização do próprio programa, é difundir os principais conceitos do pacto, que são: a valorização da marca verde, como identidade nacional, e a possibilidade de chegar ao cliente, o que estamos chamando de ampliAR”, disse.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next