Química

15 de julho de 2010

Atualidades – Ambiente: Fenasan revela saneamento em alta

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página
    O

    muito a ser feito no saneamento básico no Brasil deve explicar o fato de a próxima feira nacional de saneamento e meio ambiente (Fenasan), promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (Aesabesp) entre os dias 10 e 12 de agosto, a quatro meses da sua realização já ter ocupado todo seu espaço de exposição no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. E o mais surpreendente: boa parte dos 130 expositores já se adiantou para garantir presença também nas duas próximas edições da Fenasan, em 2011 e 2012.

    Além de ser ótima oportunidade para estreitar relação com profissionais e executivos da maior companhia de saneamento da América Latina, a Sabesp, que além de circularem pela feira são eles próprios seus organizadores, a feira se realiza no epicentro de uma época considerada de ouro para o saneamento. Afora o cenário nacional pouco mais favorável, em que obras pelos rincões longínquos do país, sobretudo Norte e Nordeste, são mais frequentes por causa do Programa de Aceleração do Crescimento, as perspectivas imediatas para o estado de São Paulo, com maior fôlego para investimentos, são animadoras e podem ser consideradas como motivo de atração dos 10 mil visitantes de todo o país que devem visitar a feira paulista.

    Recentemente, a Secre­taria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo anunciou um plano ambicioso para expandir o saneamento pelo estado. Até 2015, todas as cidades do interior paulista deverão ter 100% de universalização de água e esgoto. A secretaria também estabeleceu como prazos os anos de 2018 para a região metropolitana e até 2024 para toda a cidade de São Paulo. Para atingir o objetivo, o governo trabalha com quatro linhas de ação: aumento de eficiência das empresas municipais; facilidade para captação de recursos; atração de capitais privados; e desoneração de PIS/Cofins das empresas (seria de R$ 1,4 bilhão o montante que poderia ser desonerado para investimentos no setor).

    Química e Derivados, ETA, Atualidades - Ambiente: Fenasan revela saneamento em alta

    ETA da Sabesp: São Paulo quer universalizar serviços

    A preocupação demonstrada pelo plano do governo paulista tem explicação. Dos 645 municípios do estado, somente 112 possuem total universalização das redes de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto. O programa de investimentos do governo paulista para o setor é de R$ 8,7 bilhões no período 2007-2010.

    Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp há 21 anos consecutivos, em caráter simultâneo com o Encontro Técnico da Aesabesp, a Fenasan 2010 terá como tema central “A importância da sociedade organizada na promoção do saneamento ambiental”. Nesse sentido, tem destaque um projeto a ser lançado na feira, para neutralização de carbono, em cooperação entre a Aesabesp e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

    A ideia é divulgar entre os expositores um programa de educação ambiental que será adotado pela Aesabesp, a começar por sua feira.

    Serão apresentadas e incentivadas formas de conduta ambientalmente corretas, como o uso de materiais sustentáveis nas montagens de estandes, a diminuição da distribuição de impressos, redução do consumo de energia e de água e o desestímulo ao fornecimento de materiais descartáveis, como copos, talheres, pratos e demais recipientes durante a exposição. Essas práticas serão continuamente sugeridas e depois do evento sairá o cálculo comparativo de quanto se conseguiu lucrar ambientalmente.
    Haverá também o incentivo ao uso de transportes coletivos, por meio de uma rede de troca de caronas entre os visitantes, a ser feita mediante inscrição no site http://www.caronafenasan.com.br , do Portal Carona Brasil, que firmou uma parceria com a Aesabesp. Outra cortesia é a colocação de vans na Estação Tietê do Metrô de São Paulo e na sede da Aesabesp, na Rua 13 de Maio, 1642, no bairro Bela Vista, para transporte de ida e volta à feira.

     



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next