Química

14 de setembro de 2002

Analítica: Novidades acompanham automatização das tarefas em laboratórios analíticos

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Silvia Martins de Souza
+(reset)-
Compartilhe esta página

    6ª. Analítica Latin America reúne fabricantes locais e os lançamentos mundiais feitos na Pittcon 2002

    Química e Derivados: Analítica: .

    S

    egundo a organizadora VNU Business Media, cerca de 23 mil pessoas visitaram a Analítica Latin América 2002, realizada de 31 de julho a 2 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Composta por 250 estandes, sendo dez ocupados por empresas estrangeiras, a feira apresentou vários lançamentos em equipamentos laboratoriais, alguns deles apresentados a seguir.

    Cromatografia e espectrometria de massa – Várias empresas divulgaram no evento espectrômetros de massa para serem usados acoplados a cromatógrafos, como a Shimadzu, que expôs o sistema CG/MS (cromatografia gasosa/espectrometria de massa) OP 2010, lançado na Pittcon. A Perkin-Elmer apresentou o Claurus500, também CG/MS e a Varian mostrou o conjunto 1200L LC/MS (cromatografia líquida/ espectrometria de massa).

    Segundo o gerente de vendas da Varian Luís Ricarte Lopes, seu espectrômetro opera no modo quadrupolo único, mas permite expansão para triplo quadrupolo, o que possibilita adaptação tanto a cromatógrafos gasosos como líquidos. Lopes informou que até então as empresas optavam por operar em um ou outro sistema, dependendo da aplicação, ou seja, em análises ambientais, toxicológicas de insumos farmacêuticos, de especialidades ou acadêmicas.

    Química e Derivados: Analítica: Lopes - baixo ruído melhora a detecção.

    Lopes – baixo ruído melhora a detecção.

    A nova tecnologia propicia aumento de sinal e baixo ruído, graças ao otimizado sistema de lentes entre os quadrupolos. Com a supressão do ruído podem ser atingidos limites de detecção muito baixos, inclusive para matrizes complexas.

    Segundo Lopes, a interface API (atmospheric pressure ionization) dá mais precisão e performance ao sistema, aumentando seletividade e sensibilidade. Além disso, reduz a possibilidade de depósito de resíduos e entupimento dos capilares, propiciando maior durabilidade. O software do equipamento é fácil de usar e permite a geração automática de relatórios. A definição dos parâmetros analisados é simples, intuitiva e muito flexível.

    Lopes mostrou-se satisfeito com a visitação ao seu estande, por profissionais da área acadêmica. “Isso é muito importante, já que cerca de 30% das vendas do setor são para universidades e institutos de pesquisa”, acrescentou.

    Também a Waters dava destaque a um detector de massa. Para o assistente técnico Erivelton A. Celeghini, o detector ZQ é menor, mais rápido e melhor do que qualquer outro API de quadrupolo único já visto. Informou que o detector contém a interface patenteada ZSspray que propicia grande sensibilidade em análises LC/MS (cromatografia líquida/ espectrometria de massa). O equipamento pode funcionar com os dois programas comercializados pela empresa para esse fim: MassLynx ou Empower. Celeghini informou que o espectrômetro já foi adquirido por vários centros de bioequivalência credenciados pela Anvisa, a maioria de universidades.

    A Merck divulgou o ChromSword Auto, programa para desenvolvimento e otimização de métodos HPLC (high performance liquid chromatography). O desenvolvimento ou otimização de métodos HPLC de misturas é uma tarefa que requer experiência e a realização de muitos testes, demandando tempo considerável. Apesar de toda evolução havida, os desenvolvimentos em HPLC ainda são feitos com base em “tentativas e erros”. De acordo com assessor técnico do departamento de marketing Paulo Felipe Guimarães, o sonho dos profissionais dedicados ao desenvolvimento de métodos HPLC tornou-se realidade. O programa lançado possibilita a geração de cromatogramas virtuais e a determinação das condições ótimas de separação sem a realização de muitos experimentos. É usado o modelo de retenção empírica para otimização dos métodos, no qual duas cromatografias reais são feitas sob diferentes condições.

    Química e Derivados: Analítica: Gregori revende Konik e presta serviços.

    Gregori revende Konik e presta serviços.

    Tendo como base esses ensaios, o programa determina a dependência do tempo de retenção com a composição da fase móvel, e os outros parâmetros de otimização são calculados. Os resultados obtidos são usados em um terceiro teste, permitindo um ajuste fino. Um último teste prático é feito para comprovar a eficiência da separação usando os parâmetros indicados pelo software. Podem ser determinados parâmetros para métodos cromatográficos de fase reversa, fase manual ou troca de íons, como composição da fase móvel (isocrática ou gradiente), temperatura da coluna, pH da fase móvel e concentração de tampão.

    Outra empresa a divulgar espectrômetro de massa compatível com cromatógrafos líquidos e gasosos foi a CGS Ltda. Depois de 40 anos, os sócios da antiga CG Instrumentos Científicos separaram-se, criando duas novas empresas. Presente ao estande da CGS, o diretor Ivo Gregori disse que a empresa revende no Brasil os equipamentos da espanhola Konik, de Barcelona. Dentre as novidades, Gregori destacou o espectrômetro de massa K-Mass11, que possibilita a montagem de um sistema três em um, ou seja, CG/MS e HPLC-LC/MS. O revolucionário conceito do equipamento permite mudar de CG/MS para HPLC-LC/MS com uma operação simples, em menos de 15 minutos. O equipamento permite 12 modos de ionização diferentes e tem pré-filtros no quadrupolo, o que provê alta sensibilidade. Informou ainda Gregori que além da venda de equipamentos, a CGS vem intensificando a prestação de serviços de análises cromatográficas a terceiros, como as de princípios ativos para indústrias farmacêuticas.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next