Laboratório e Análises

15 de outubro de 2011

Analítica Latin América 2011 – Feira atualiza o Brasil com a alta tecnologia da análise

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Silvia Martins de Souza
+(reset)-
Compartilhe esta página

    química e derivados, analítica latin américa, laboratório e análises, equipamentos

    P

    rincipal ponto de encontro do setor de laboratórios, análises, biotecnologia e controle de qualidade, a 11ª Analitica Latin America atraiu mais de 10 mil visitantes ao Transamerica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de setembro. Empresas nacionais participaram da exposição trazendo seus últimos lançamentos e tendências em inovação e segurança. Ampliou-se também a presença internacional, com 30 empresas vindas dos EUA, Finlândia, França, Índia, Cingapura, Itália, Taiwan, Canadá e outros. Além dos pavilhões alemão e chinês, já presentes em outras ocasiões, desta vez participou também o pavilhão britânico.

    química e derivados, espectrômetro, absorção atômica, microondas

    Espectrômetro de absorção atômica usa microondas em vez dos gases inflamáveis

    Equipamentos com tecnologia sofisticada e inovadora foram exibidos em vários estandes. No da Agilent Technologies estava uma das grandes atrações da feira: o MP-AES 4100, o espectrômetro de emissão atômica de plasma a micro-ondas. Trata-se do avanço mais significativo em espectroscopia atômica em décadas. “Este aparelho não é uma melhoria nesta categoria de equipamentos. Cria uma nova”, disse o especialista de produtos Adélson José dos Reis Silva.

    “Com este espectrômetro os usuários podem dizer adeus aos gases caros e inflamáveis usados nos equipamentos tradicionais de absorção atômica”, complementou. A segurança laboratorial aumenta com a eliminação dos gases inflamáveis e oxidantes, não sendo mais necessário transportar e manusear cilindros. “O nitrogênio para a operação do plasma é continuamente extraído do ar pelo gerador de nitrogênio Agilent 4107”, explicou.

    química e derivados, agilent

    Figura 1: Esquema de funcionamento do Agilent MP-AES 4100 – Clique para ampliar

    A fonte do Agilent 4100 MP-AES é única; o plasma é magneticamente excitado por micro-ondas. No coração desse sistema de geração há um magnetron industrial robusto e confiável, tecnologia aprovada em milhões de fornos de micro-ondas domésticos existentes ao redor do mundo. O equipamento usa um campo magnético em vez de elétrico para acoplar a energia das micro-ondas ao plasma, cuja emissão de luz é dirigida a um monocromador e a um detector de larga faixa e baixo ruído, que mede o espectro e a linha de fundo simultaneamente, propiciando precisão e excelentes limites de detecção.

    Mantendo alta sensibilidade e limites de detecção abaixo de ppbs (partes por bilhão), além da rapidez, o MP-AES usa ar. “Isso reduz drasticamente os custos de operação sem prejudicar o desempenho”, enfatizou Silva. O plasma magneticamente excitado com micro-ondas propicia limites de detecção inferiores aos conseguidos com espectrômetros de absorção atômica (AA). Valores ilustrativos podem ser vistos na tabela 1.

    A tocha é posicionada verticalmente para melhor performance com amostras complexas. Seu confiável carregador faz seu alinhamento automaticamente. As lâmpadas de catodo oco e as lâmpadas de deutério para correção da linha de fundo foram eliminadas.

    Robusto, pode realizar análises em matrizes difíceis, incluindo aquelas com alto teor de sólidos. Ideal para mineradoras, petroquímicas, indústrias de alimentos e outros, o equipamento pode fazer análises de elementos traço em amostras geológicas, determinar baixas concentrações de ouro em lixiviados de cianeto, aditivos em óleos lubrificantes, cátions e metais pesados no solo, entre muitas outras aplicações.

    química e derivados, analitica latin america, detecção, amostras, água límpida

    Tabela 1: Limites de detecção típicos em amostra de água límpida – Clique para ampliar

    Dotado de interface amigável, o software do equipamento permite economizar tempo, sem necessidade de desenvolvimento de métodos ou longos treinamentos. O comprimento de onda e os parâmetros ótimos são prefixados e recuperados quando o usuário seleciona os elementos a analisar. Uma biblioteca espectral de fácil entendimento indica interferentes em potencial à medida que se seleciona cada comprimento de onda. Os resultados são mostrados na tela de forma clara, e as especificações podem ser incluídas para comparação. O software pode operar em nove idiomas, cabendo ao usuário escolher o de sua preferência. “Há opção de baixo fluxo de entrada de material, ideal para amostras nas quais apenas uma pequena quantidade está disponível”, finalizou Silva.

    Conhecida por suas impressoras, a Epson participou pela primeira vez da Analitica. A Epson do Brasil é subsidiária do grupo japonês Seiko-Epson Corporation, líder mundial em produtos de imagem e alta precisão, contando com quase 80 mil colaboradores em 102 empresas distribuídas por todo o mundo. No Brasil, a Epson iniciou as operações em 1984 e foi a pioneira na produção de impressoras com tecnologia a jato de tinta.

    A empresa expôs seus robôs, com aplicações específicas para o mercado farmacêutico e laboratorial. A Epson Robots é a líder mundial em automação de precisão, com uma base instalada de mais de 22 mil unidades. Com 29 anos de tradição, oferece robôs para aplicações de montagem precisa e manipulação de materiais em indústrias de eletrodomésticos, aeroespacial, automotiva, biotecnologia, dispositivos médicos, farmacêutica, plásticos, semicondutores e outros.


    Página 1 de 712345...Última »

    Compartilhe esta página







      Um Comentário


      1. Gustavo

        Muito boa essa reportagem!



      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next