Química

30 de janeiro de 2013

Água Ultrapura – Equipamentos analíticos mais sensíveis geram demanda por água de melhor qualidade

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página
    Química e Derivados, Água Ultrapura

    Sistema Integral Milli-Q: água ultrapura proveniente da torneira

    O sistema inclui pré-tratamento com três filtros para remover partículas, dureza e cloro (carvão ativado), módulo de osmose reversa para desmineralização, seguido de um eletrodeionizador (EDI), lâmpada UV e cartucho polidor com resinas de troca iônica mistas. Por fim, há a opção de incluir um filtro bacteriológico ou um ultrafiltro para remoção de endotoxinas, no caso de necessidades mais exigentes do mercado.

    A eletrodeionização, que se utiliza da tecnologia de resinas de troca iônica dispostas em duas placas interligadas por fio, que provocam corrente elétrica para regenerar continuamente as resinas, tem sido bastante aplicada nos sistemas vendidos pela Millipore, empresa que, segundo seu gerente, detém 58% do mercado nacional, com cerca de 5.800 equipamentos instalados. “O EDI tem durabilidade muito maior, de 48 a 60 meses, do que a ultradeionização simples, que precisa ser trocada de uma a duas vezes por ano”, afirmou. A corrente elétrica mantém as resinas do EDI sempre regeneradas, ao contrário das resinas convencionais, cujos cartuchos precisam ser trocados ao se saturarem.

    O sistema Integral, usando o EDI Elix como retificador da osmose reversa no sistema Integral ou em outros disponíveis pela empresa, opera com água de torneira, sem necessidade de pré-tratamento. É indicado principalmente para águas com salinidade mais alta ou com mais contaminantes, pois facilitará a adequação aos requisitos do laboratório. “Até a osmose vai ser possível remover de 95% a 99% dos sais. Com o EDI, a água fica praticamente isenta, com condutividade bem baixa, de 0,0549 mS”, explicou.

    Para livrar a água de contaminação orgânica, depois do EDI as lâmpadas de ultravioleta serão escolhidas conforme a necessidade maior da água: se a demanda for pela eliminação das bactérias, a de onda de comprimento de 254 nm é a mais indicada; caso seja pela redução apenas da carga de matéria orgânica, a opção recai sobre a de 185 nm. Isso sem falar que há disponível a lâmpada de duplo comprimento. Para complementar a ultrapureza, um ultrafiltro elimina as endotoxinas, gerando água apirogênea (livre de qualquer microrganismo).

    Química e Derivados - Água Ultrapura

    Especificação de água para laboratório

    De acordo com Cledson Burlin, embora o mercado tenha começado o ano em baixa, há a expectativa de desengavetamento de muitos projetos do setor público. Seriam investimentos na área de saúde e de ciência e tecnologia em universidades. Se eles realmente vierem a sair, as concorrências públicas compensariam o arrefecimento dos negócios com o setor privado, que sofre com a queda nos investimentos da indústria.

    No caso industrial, a queda veio depois de um período considerado bom, de cerca de cinco anos, com a entrada principalmente de novos grupos farmacêuticos indianos e europeus. Para Burlin, mesmo que ocorra uma retomada nessa área, haverá uma demora natural nos pedidos, tendo em vista que a indústria primeiro investe na produção e somente em novas unidades, e só em uma segunda etapa começa a investir no campo laboratorial.

    Um mercado do qual o gerente ressente-se de não participar é o de farmácias de manipulação. Isso por um motivo comercial e com potencial de preocupação para a sociedade. Apesar de existirem em profusão no país, elas não são devidamente fiscalizadas e muitas vezes não seguem os padrões de pureza da água na produção de seus fármacos e cosméticos. Esse cenário faz com que haja o risco de contaminação iminente nas manipulações e na hora de limpeza de instrumentos e vidrarias utilizados. Não seria incomum, por exemplo, o uso até de água diretamente da torneira.


    Página 2 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *