Tecnologia Ambiental

14 de outubro de 2009

Água – Kemira amplia portfólio de aplicações no Brasil

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    finlandesa Kemira, já considerada a maior produtora de coagulantes inorgânicos do Brasil, está expandindo sua atuação para outras especialidades em tratamento de água. Muito forte no mercado de saneamento, o que envolve parcerias de fornecimento e de desenvolvimento de soluções para grandes companhias, a empresa utiliza-se de seu portfólio bastante diverso para internar algumas tecnologias diferentes para o país.

    Um desenvolvimento mais recente envolve projeto com a companhia estadual paulista, a Sabesp, com quem por sinal a Kemira trabalha estreitamente no fornecimento de coagulantes e polímeros em várias estações. Para atender à demanda da companhia de controlar a emissão de odor proveniente do tratamento de esgoto, a empresa está se preparando para introduzir um novo sistema baseado em blendas de oxidantes e coagulantes para inibir a formação do sulfeto de hidrogênio, H2S, o gás sulfídrico no esgoto em tratamento, o grande responsável pelo mau cheiro de estações.

    Química e Derivados, Wanderley Ferreira, Diretor de vendas e marketing para a América do Sul da Kemira, Água

    Wanderley Ferreira: além dos coagulantes, soluções para odor e filamentosas

    Segundo o diretor de vendas e marketing para a América do Sul da Kemira, Wanderley Ferreira, trata-se de sistema completo que inclui monitoramento em tempo real dos níveis de H2S e acompanhamento por meio de internet ou celular, pela Kemira ou pelo cliente, além é claro da dosagem automática das blendas de acordo com a quantidade de odor medida. Todo o pacote, incluindo produtos e equipamentos, é da empresa finlandesa. Ainda segundo Ferreira, os produtos variam conforme o tipo e a quantidade de contaminantes do esgoto, evitando a formação do gás ou removendo-o, caso necessário.

    Antes da aplicação na Sabesp, a tecnologia, que pode ser usada em ETEs ou elevatórias de esgoto, será primeiro utilizada até o final de outubro na Cedae, do Rio de Janeiro, em elevatória de Copacabana, e também na Saneparem Curitiba-PR. Pela Sabesp, já há equipamento de monitoramento em Santos, mas, segundo o diretor da Kemira, o plano é esperar o início do uso no Rio e no Paraná para começar a discutir a aplicação na Sabesp.

    Outro exemplo da aplicação taylormade também envolve a Sabesp. Nesse caso, trata-se do controle das bactérias fi lamentosas, também conhecidas como bulking sludge, que provocam entupimentos em tubulações de estações de tratamento de esgoto na fase biológica. O serviço da Kemira, que pode ser fornecido para qualquer companhia de saneamento, inclui a coleta do lodo, seu envio para laboratório da Kemira na Suécia para identificar o gênero predominante, o qual compromete o tratamento e consequentemente a qualidade do efluente final para descarte segundo a legislação. “A Kemira, depois dessa análise, sugere um programa de acompanhamento da aplicação de soluções químicas para diminuir as bactérias fi lamentosas”, explicou Ferreira. Os produtos aí aplicados são blendas de coagulantes de alumínio ou ferro com polímeros específicos para cada gênero de bactéria.

    Com oito fábricas na América do Sul e capacidade de produção de 450 mil toneladas de coagulantes (sulfatos férrico e de alumínio, cloreto férrico, policloreto de alumínio), a Kemira, com esses desenvolvimentos e a breve abertura de um centro de pesquisa local, dá continuidade ao plano de estender sua posição para além do simples fornecimento de produtos. “Na verdade, desde que estamos no Brasil, já viemos com a intenção de atuar como provedora de novas soluções para o saneamento básico”, explicou Ferreira.

    Para justificar sua declaração, o diretor lembra que, quando a Kemira Water decidiu se estabelecer no Brasil, em 1996, já começou oferecendo uma nova solução para a Sabesp. A primeira abordagem à principal companhia estadual da América do Sul – cujo sucesso seria fundamental para fazer um cartão de visita no mercado sulamericano – foi então sugerir o uso de um novo produto em suas estações. “Oferecemos o coagulante sulfato férrico, até então não utilizado no Brasil, onde o mercado era quase exclusivo do sulfato de alumínio”, explicou o diretor de marketing e vendas da Kemira, Wanderley Ferreira. Bom acrescentar que o sulfato férrico da empresa passou a ser produzido na unidade da ex-Millennium Chemical (e ex-Tibrás), atual Cristal, aproveitando o subproduto sulfato ferroso oriundo do processo do dióxido de titânio.

    A abordagem deu certo e o sulfato férrico se difundiu não só na Sabesp como por todo o Brasil. Parte do sucesso, aliás, se deveu ao apoio da pesquisa nacional, envolvida pela Kemira por meio de convite ao departamento de hidráulica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que passou a ser parceiro no projeto analisando o uso do sulfato férrico em amostras de água e esgoto. “A partir dali vimos que o mercado de saneamento tinha muitas demandas tecnológicas e precisava mais do que um fornecedor, mas de um apoiador científico”, disse.

    Portanto, experiências parecidas começaram a se repetir. Algum tempo depois, para melhorar o combate à formação de algas em suas estações, por exemplo, a Sabesp testou uma poliamina catiônica da Kemira como auxiliar na floculação. Foi a primeira vez que as algas passaram a coagular com os flocos na decantação. Também foi criada uma solução para acabar com o problema de gosto “de terra” na água fornecida pela Sabesp na região sul da cidade de São Paulo. A substituição, na pré-oxidação da água captada da Represa de Guarapiranga, do cloro pelo permanganato de potássio resolveu a questão.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next