Tecnologia Ambiental

15 de maio de 2011

Água e Efluentes – Mudança para interior ajuda Kurita a crescer

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    Kurita do Brasil, uma das principais empresas de tratamento químico de água e efluentes, está mudando de sede. Depois de mais de três décadas na capital paulista, na região de Santo Amaro, a partir de 1º de julho todas as atividades da empresa de origem japonesa, da fabricação e expedição, passando pelas áreas técnica, administrativa, de vendas até a de equipamentos e de atendimento a clientes, estarão em novas instalações em Artur Nogueira, na região de Paulínia-SP, a cerca de 150 quilômetros de São Paulo.

    Fruto de um investimento de US$ 20 milhões, a nova fábrica tem 28 mil metros quadrados de área total, sendo que na primeira etapa serão ocupados apenas 7 mil m2. “Agora teremos folga para planos futuros de expansão, ao contrário do que ocorria até agora”, explicou o superintendente de operações da Kurita, José de Aguiar Jr. Segundo ele, na fábrica de Santo Amaro, que será entregue a um novo proprietário em 15 de julho, não há espaço para expansão e, nos últimos anos, a empresa já estava produzindo o quádruplo da quantidade para a qual a unidade foi projetada.

    Mas não foi apenas a questão de espaço físico que motivou a mudança. Na avaliação de Aguiar, o entorno da antiga fábrica, na região de Jurubatuba, em Santo Amaro, está passando por uma drástica modificação de perfil, deixando de ser uma zona industrial para ser residencial e de serviços. Não por menos, muitas empresas da região também estão em processo de mudança nos últimos anos. Outro agravante eram as dificuldades logísticas. “O trânsito na região estava dificultando muito o acesso de caminhões e carretas à fábrica”, complementou.

    Revista Química e Derivados - José de Aguiar Jr., Superintendente de operações da Kurita

    Aguiar: área garantida para expansão

    Em termos de produção, a nova fábrica duplicará a capacidade atual, especialmente em razão do maior espaço físico e o maior número de tanques estacionários/reatores. Apesar disso, revelou Aguiar, não haverá necessidade de contratação de pessoal novo para a operação, em virtude do alto grau de automação da nova unidade. Uma outra novidade é o fato de a fábrica ter condição agora de produzir especialidades químicas, sobretudo para as indústrias de petróleo e automobilística, que requeiram maiores temperaturas durante a fabricação.

    Em termos estratégicos, o investimento visa a ampliar o fornecimento de especialidades para subsidiárias ocidentais da Kurita, até hoje formuladas apenas no Japão. “A prioridade é atender às novas demandas na indústria automobilística”, disse Aguiar. Além disso, a empresa também pretende passar a produzir uma linha de agentes químicos para condicionamento de água em sistemas de tratamento por membranas.

    Para consolidar os planos com a planta de Artur Nogueira, a subsidiária brasileira terá até o final de 2012 um centro de pesquisa e inovação, que atenderá não só o mercado brasileiro como também as demais filiais fora do Japão, no Ocidente. “Para isso, todas as instalações laboratoriais já foram concebidas com o conceito modular, permitindo as prováveis expansões”, revelou Aguiar. De princípio, aliás, o novo laboratório já é duas vezes e meia maior do que as instalações em desativação em São Paulo. Outra modificação estratégica importante é o fato de a nova fábrica ter local específico para montagem de equipamentos de pequeno porte para tratamento de água, utilizados como complemento nos condicionamentos químicos feitos pela Kurita em vários clientes, e que até o momento eram feitos por terceiros subcontratados.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next