Tintas e Revestimentos

15 de setembro de 2009

ABRAFATI – Tinta do futuro incorpora novas funções e reforça a sustentabilidade setorial

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Abrafati, Tintas e Revestimentos

    O

    tema central do Abrafati 2009 – “A tinta do futuro” – não podia ser mais oportuno. Além de revelar o empenho da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) em disseminar o conhecimento e colaborar com as indústrias para desenvolver novos projetos, o tema instiga profissionais e pesquisadores a renovar práticas nas fábricas, movidos pela crença de oferecer um futuro melhor às novas gerações.

    Essa vai ser a tônica de grande parte das apresentações, debates e inovações que acontecerão durante a 11ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas e no 11º Congresso Internacional de Tintas, eventos que serão realizados pela Abrafati, de 23 a 25 de setembro, das 11 às 21 horas, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A sessão plenária inaugural convergirá para essa temática, mostrando como as tintas podem contribuir para o avanço da sociedade tanto do ponto de vista do conforto, quanto em sustentabilidade. Essa plenária será apresentada por Fernando Val y Val Peres, presidente do conselho diretivo da Abrafati, e também apontará caminhos a serem trilhados no futuro pelo setor. “As tintas do futuro incorporarão funcionalidades que facilitarão a vida do usuário, como a mudança de cor conforme a iluminação e a autocorreção de arranhões na pintura dos carros”, comentou. Essa plenária terá lugar imediatamente após a cerimônia oficial de abertura dos eventos, a ser comandada por Peres, acompanhado pelo presidente-executivo da entidade, Dílson Ferreira, no dia 23 de setembro, às 8 horas.

    Mostrar as novas tendências de mercado, evidenciando como a tecnologia e a sustentabilidade aportam inovações para formular a tinta do futuro, é o tema que Luis Fernández, vice-presidente global da Dow Coating Materials, apresentará na segunda plenária do Abrafati 2009, agendada para o dia 23, às 17 horas.

    A terceira plenária, marcada para as 8h30 do dia 24, tratará da escolha de matérias-primas e processos menos agressivos e já disponíveis às indústrias. Ela será conduzida por Lewis E. Manring, vice-presidente de tecnologia da DuPont Coatings & Color Technologies. Os participantes da plenária conhecerão mais a fundo o que hoje influencia o mundo das tintas nas áreas de matérias-primas renováveis, nanomateriais, aquecimento global, sustentabilidade, tópicos e tecnologias que já norteiam e deverão continuar a direcionar as inovações em tintas de forma cada vez mais rápida, propulsionando a sua evolução.

    Maratona técnica – A associação investiu meses de preparação e muita organização para reunir a lista final de 120 expositores, em sua maior parte fornecedores globais, além de receber e avaliar os 130 trabalhos inscritos no congresso. Dessa seleção, resultaram 72 conferências técnicas de 50 minutos cada, que serão divididas em três dias pelos seis auditórios do recinto. Sem contar a exposição permanente de 25 pôsteres.

    Ao congressista, cabe se preparar para acompanhar essa verdadeira maratona de apresentações e de sessões plenárias sobre o setor, e participar de mesas-redondas sobre logística aplicada às indústrias do setor, tema pela primeira vez proposto pelos organizadores.

    “O Abrafati 2009 oferecerá ao público grandes novidades, como seminários que abordarão sistemas de cura de tintas e revestimentos por radiação ultravioleta, programados para todos os dias, a partir das 15 horas, em parceria com a RadTech South America, a antiga Associação Técnica Brasileira de Cura por Radiação”, informou Jorge Manuel Rodrigues Fazenda, coordenador do comitê científico do 11º. Congresso Internacional de Tintas.

    No dia 23, no auditório 6, das 10h55 às 11h45, o congressista está convidado a acompanhar palestra sobre nanopartículas inorgânicas como absorvedores de raios UV em revestimentos e tintas. Tendo como conferencistas o doutor Wilfried Scholz e o especialista Thomas Sawitowski, ambos da BYK, o tema irá posicionar os revestimentos externos em patamar superior de tolerância e resistência ao oxigênio, à umidade, à luz solar, às radiações UV e aos produtos químicos agressivos, graças à presença de nanopartículas inorgânicas que atuam como absorvedores de UV, oferecendo estabilidade de longo prazo aos materiais.

    Também no dia 23, especialistas da Basf estarão a postos no auditório 1, das 10 às 10h50, para apresentar novos pigmentos para as tintas do futuro. No auditório 2, especialista da Evonik, no mesmo horário, discorrerá sobre colorantes com a utilização de tecnologias únicas e de menor impacto ambiental.

    Equacionar os VOCs – A recorrente preocupação de pesquisadores e fornecedores com a redução dos níveis de VOCs (compostos orgânicos voláteis) será aprofundada nesse congresso como se verá em várias conferências. Uma delas será proferida por especialista da Carbono Química. No auditório 4, das 10 às 10h50, ele abordará as formulações em conformidade com VOC. No auditório 5, especialistas da Oxiteno, das 10h55 às 11h45, tratarão da redução de VOCs em formulações de tintas e vernizes, com o uso de nova geração de ésteres.


    Página 1 de 1412345...10...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next