Química

30 de novembro de 2007

Abrafati – Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

Publicado por: Hilton Libos Marcelo Fairbanks e Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página
    M

    atérias-primas para fabricar tintas à luz de novos conceitos e tecnologias, algumas já consagradas no Primeiro Mundo, outras inéditas até então, sobressaíram entre as novidades apresentadas na 10ª. Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, a maior do gênero em toda a América Latina. Os mais de 150 expositores também se preocuparam em oferecer insumos e serviços mais compatíveis e acessíveis ao poder de compra local.

    Apesar do consumo de emulsões 100% acrílicas ainda ter pouca representatividade na fabricação de tintas no mercado brasileiro, grandes produtores têm se empenhado para aumentar a oferta e, com isso, estimular o consumo, enxergando com otimismo as possibilidades de crescimento nesse setor. Embora as comparações sejam inevitáveis, as realidades econômicas devem ser encaradas como bem distintas. Nos Estados Unidos e Europa, as emulsões totalmente acrílicas respondem por mais de 50% do consumo. No Brasil, esse percentual, segundo cálculos de especialistas, não deve ultrapassar os 5%. O maior consumo no mercado brasileiro aponta para as emulsões estireno-acrílicas, com níveis de participação estimados acima de 70%. Já as vinil-acrílicas seriam utilizadas em mais de 25% dos casos.

    Quanto maior o desafio, mais instigante se torna para os produtores a tarefa de promover mudanças e redirecionamentos, com o objetivo de alcançar maior participação no mercado. O intuito, além de contemplar os produtos finais com inovações sempre bem-vindas, é também disseminar a importância de usar emulsões acrílicas puras na composição de tintas de alta qualidade. Com este propósito, aliás, executivos da Rohm and Haas compareceram à Abrafati2007. Aempresa se mostrou disposta a apostar em várias inovações para implementar maior crescimento no mercado de tintas e, para isso, vem produzindo regularmente há mais de um ano na fábrica de Jacareí-SP emulsões cem por cento acrílicas com tecnologia Avanse.

    “Trata-se do nosso último desenvolvimento mundial, devidamente patenteado, para a produção de tintas decorativas e industriais, que oferece emulsões aquosas 100% acrílicas, proporcionando a fabricação de tintas com baixo odor por não requerer coalescentes, um dos principais responsáveis pela emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC), sendo aplicado em baixa dosagem, até 8% sobre o total de sólidos”, informou Oswaldo Prickaitis, gerente de contas para o negócio PCM – Paint and Coatings – Brasil da Rohm and Haas.

    Química e Derivados, Oswaldo Prickaitis, Gerente de contas para o negócio PCM - Brasil da Rohm and Haas, Abrafati - Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

    Oswaldo: R&H aposta nas 100% acrílicas

    Além dos ganhos ambientais, a nova emulsão, cotada em valores um pouco acima das convencionais, proporciona maior competitividade aos formuladores, pois permite reduzir as quantidades usuais de dióxido de titânio, sem perda de qualidade. “Em formulações de tintas foscas, por exemplo, possibilita reduzir até 10% o uso de dióxido de titânio”, informou Prickaitis.

    Também considerada top de linha, a nova emulsão acrílica pura em base aquosa para a fabricação de tintas industriais se destina às linhas de manutenção leve, aplicadas em situações de menor agressividade, proporcionando melhor desempenho em ensaios de salt spray.

    Como líder de mercado no segmento, a empresa também fez da Abrafati base de lançamento dos modificadores de reologia Primal AP 200 e Primal AP 300, destinados à fabricação de tintas em base água decorativas e industriais. Produzida localmente, a família de produtos Primal, segundo Prickaitis, está tecnologicamente posicionada em uma faixa intermediária entre os modifi cadores de reologia acrílicos disponíveis localmente e os uretânicos, produzidos nos Estados Unidos, mas que integram desenvolvimentos nos quais a Rohm and Haas é considerada pioneira.

    “O grande diferencial da família de modificadores de reologia Primal é a alta performance nos nivelamentos e a transferência da tinta com menor nível de uso”, destacou Prickaitis. Também pertencente à família Primal, os visitantes da Abrafati puderam conhecer a emulsão AB-2000, tecnologia que oferece alto brilho aos esmaltes e tem secagem rápida.

    A empresa também destacou o modificador de reologia uretânico Acrysol RM-895, capaz de manter a viscosidade das tintas após a adição de pigmentos, condição particularmente útil aos sistemas tintométricos.

    Emulsão de látex autolimpante – Para Hugo Tomas De Notta, líder de desenvolvimento de sistemas emulsionados da Dow Latin America, o novo látex desenvolvido pela companhia superou o patamar tecnológico atual, ao reproduzir quimicamente um fenômeno natural, a estrutura altamente hidrofóbica existente nas superfícies das pétalas das flores do lótus, consideradas naturalmente autolimpantes. “Após três anos de pesquisas, realizadas nos laboratórios de aplicação da Dow no Brasil e na Argentina, conseguimos reproduzir com o auxílio da nanotecnologia o mesmo efeito da flor de lótus, criando um polímero super-hidrofóbico para emulsões acrílicas, destinado à produção de tintas decorativas e industriais”, informou.

    Até o momento, segundo De Notta, tintas com características semelhantes somente eram fabricadas com resinas elastoméricas, apresentando baixa temperatura de transição vítrea e formando filmes à temperatura de -10ºC, para aplicações exigindo a proteção de superfícies contra a umidade. Para diminuir a alcalinidade de paredes de concreto, por exemplo, com vistas a impedir a eflorescência de sais, o mercado também se acostumou a empregar fundos e primers. Com o novo látex, a água não adere à superfície das paredes, pois as gotas escorrem sobre elas, carregando consigo toda a sujidade que, do contrário, iria se impregnar nas superfícies.


    Página 1 de 712345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next