Tintas e Revestimentos

21 de setembro de 2007

Abrafati – Feira e congresso internacional de tintas comemoram vinte anos em clima de expansão

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    O

    s vinte anos dos maiores eventos setoriais de fornecedores para tintas para revestir superfícies da América Latina, reconhecidos pelas exposições da Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, deverão transcorrer em clima de prosperidade e otimismo.

    A 10ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas e o 10º Congresso Internacional de Tintas, de 24 a 26 de outubro, tradicionalmente mobilizam grande número de profissionais e injetam ânimo no setor. Também abrem caminho às novas perspectivas e oportunidades em negócios e sugerem novas aplicações com qualidade comprovada aos mais de 300 produtores brasileiros, somados a outras dezenas de fabricantes sul-americanos que acorrem à famosa exposição bienal cada vez em maior número, em busca de novidades.

    A Abrafati 2007 realmente deverá ser um marco comemorativo para seus organizadores, promotores e participantes, sejam expositores ou visitantes. Em duas décadas, a exposição e o congresso ganharam prestígio internacional, serviram de elo de integração e intercâmbio de informações e incentivaram inúmeras pesquisas no âmbito das tintas que dão cor e personalidade a marcas, aconchego e beleza às instalações e residências e valor estético aos bens e a uma infinidade de produtos.

    Quinto maior pólo mundial de produção de tintas, com 968 milhões de litros produzidos no ano passado, o Brasil encontrará na Abrafati2007 aoportunidade ímpar para lançar e irradiar tendências tecnológicas.

    Pela primeira vez neste ano, mais de 150 expositores, 900 congressistas e milhares de visitantes irão ocupar os 20 mil m² do Transamérica Expo Center, na Zona Sul da capital paulista.

    “O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, tem amplo espaço para o crescimento do consumo e da produção, e vem se firmando como importante plataforma de exportação de insumos, equipamentos e serviços, especialmente para a América Latina”, afirmou Dilson Ferreira, presidente- executivo da Abrafati.

    As vendas das indústrias de tintas no Brasil em 2006 superaram os US$ 2 bilhões. Em 2007, o desempenho no setor deverá seguir além, essa é a expectativa. De acordo com projeções feitas por especialistas, o setor de tintas deverá registrar 6,5% de crescimento no comparativo com 2006. Ou seja, em termos percentuais, irá mais do que dobrar os resultados alcançados no ano passado, mantidos à taxa mais modesta de 2,8%.

    É inegável a importância da economia e do aumento no poder aquisitivo de camadas da população sobre os resultados esperados. O aquecimento da construção civil e a demanda em ascensão das tintas imobiliárias, responsável por cerca de 77% do volume total produzido no País, certamente oferecem importante parcela de contribuição.

    Nesse cômputo, porém, não se deve deixar de lado a evolução no conhecimento e nas pesquisas dedicadas a gerar formulações mais vibrantes e coloridas, resistentes, menos agressivas e mais duradouras para os usuários de tintas, aspectos extremamente valorizados e incentivadores do consumo até por usuários que, embora não entendam de química, possuem senso estético e sabem valorizar bons produtos.

    Mas se a economia e os novos desenvolvimentos e inovações são decisivos para o crescimento do mercado de tintas, o que dizer de iniciativas como as da Abrafati, que mobilizam todos os elos da cadeia para propulsionar a qualidade, o crescimento, o desenvolvimento e a inovação no setor. Muitas das respostas, vocês, leitores, vão encontrar na programação da exposição e do congresso de 2007.

    “Neste ano, graças ao maior apoio dos patrocinadores, alguns deles que nos acompanham há vinte anos, como Basf e Bayer, e outros que estão se unindo a nós, como Águia Química, Bunge Biphor, Elekeiroz e Itatex, vamos oferecer maior conforto e melhor infra-estrutura em segurança, estacionamento, pontos de energia e maior facilidade para carga e descarga de materiais aos expositores nas instalações do Transamérica Expo Center, um complexo de exposições integrado ao hotel Transamérica, que permite a hospedagem de visitantes internacionais e de outros Estados. Na organização do novo espaço, preocupamo-nos em promover maior integração entre os expositores e os cerca de 900 profissionais até agora inscritos no Congresso que poderão transitar todos pelo mesmo pavimento, no piso térreo, favorecendo os contatos e os encontros”, informou Telma Florêncio, gerente administrativa da Abrafati e coordenadora dos eventos.

    Um dos muitos convidados ilustres deste ano, o químico Edward J. Donnelly, presidente do International Paint and Printing Ink Council (IPPIC), é aguardado para presidir a sessão plenária inaugural do 10º Congresso Internacional de Tintas, a ser realizada no dia 24 de outubro, a partir das 9 horas. Donnelly irá traçar um panorama do atual estágio da indústria de tintas no mundo e comentar as perspectivas para os próximos anos.

    Na segunda plenária, o engenheiro químico Luis Fernández, vice-presidente mundial e diretor da área de negócios de materiais para tintas e revestimentos da Rohm and Haas, irá abordar no dia 25, a partir das 9 horas, o desenvolvimento sustentável na indústria de tintas, abrangendo questões ligadas ao meio ambiente e à responsabilidade social.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next