Química

30 de novembro de 2007

Abrafati – Distribuição se reestrutura e consegue ampliar portfólio

Publicado por: Hilton Libos Marcelo Fairbanks e Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página
    O

    s atuais esforços de gestão da Ipiranga Química (controlada pela Braskem), voltados a integrar e fortalecer parcerias, estão surtindo resultados positivos não só para a empresa, mas também para todo o mercado de tintas. Com centenas de matérias-primas e soluções específicas para o setor, a companhia – líder na distribuição de produtos químicos e petroquímicos para as indústrias de tintas e de adesivos, segundo balanço anual do comércio atacadista de produtos químicos, realizado pela Gazeta Mercantil, em 2006 – acaba de firmar parceria com a Dow Química, maior produtora mundial de resinas epóxi, para distribuição desse produto.

    Química e Derivados, João Miguel Thomé Chamma, Gerente de divisão de químicos da Ipiranga Química, Abrafati - Distribuição se reestrutura e consegue ampliar portfólio

    Chamma: acordo para distribuir epóxi da Dow

    “Valorizamos muito a procedência dos insumos e matérias-primas ofertados aos vários mercados, e em especial ao mercado de tintas, conseguindo com muita satisfação complementar, agora, a nossa oferta às indústrias, pois há mais de uma década fornecemos agentes de cura para resinas epóxi, fabricados pela Air Products”, informou João Miguel Thomé Chamma, gerente de divisão de químicos da Ipiranga Química.

    Em formulações líquidas e sólidas, as principais aplicações das resinas epóxi e de seus agentes de cura estão direcionadas a pisos, tintas industriais, tintas anticorrosivas, tintas para manutenção e tintas em pó, incluindo adesivos epóxi.

    O mais importante, contudo, segundo frisou o diretor, além de aumentar e diversificar o leque de produtos oferecidos ao mercado é promover parcerias integradas, oferecendo maior agilidade no atendimento das necessidades globais das indústrias.

    Química e Derivados, Washington Yamaga, Diretor-superintendente da Carbono, Abrafati - Distribuição se reestrutura e consegue ampliar portfólio

    Yamaga: Carbono vai produzir para atender o mercado de epóxi

    Outro destaque da Ipiranga Química nessa Abrafati foi a ampla linha de pigmentos orgânicos fabricada pela DCC, do Canadá, uma das maiores fabricantes mundiais no segmento, e cujos produtos estão sendo cada vez mais demandados pelas indústrias de tintas. “A demanda de pigmentos orgânicos da DCC vem crescendo bastante no mercado brasileiro em várias aplicações, como na pigmentação de tintas imobiliárias, tintas de impressão, tintas industriais e tintas automotivas, tanto para pintura original como repintura; e por uma razão muito simples: o mercado está buscando pigmentos diferenciados, livres de metais pesados e com alto poder tintorial, capazes de apresentar também qualidade constante”, destacou Chamma.

    Nessa feira também foram enfatizados aos visitantes do estande da Ipiranga Química vários outros produtos e matérias-primas, como os carvões ativos da americana Calgon, maior fabricante mundial; as sílicas, as resinas vinílicas e as resinas de polivinil butiral fabricadas pela Wacker Polymers; os fotoiniciadores e aditivos para cura UV fabricados pela Chitec; as ceras para tintas de impressão produzidas pela Sasol; os coalescentes da Eastman; e os vários tipos de dióxido de titânio da DuPont.

    Além de promover produtos e parcerias nacionais e internacionais, a Ipiranga Química ofereceu destaque especial aos serviços prestados pelo laboratório de aplicação voltado a desenvolver e aprimorar formulações de tintas para clientes e comprovar seus resultados. O diretor anunciou que as atividades e serviços prestados no âmbito laboratorial também abrangem as tecnologias de cura por UV, a fim de acompanhar as necessidades e tendências atuais no preparo das formulações.

    Experiência centenária – Embora não seja revelado o valor da transação, a aquisição da Bandeirante Química pelo grupo Formitex está sendo considerada um dos grandes negócios do ano no setor de distribuição. O primeiro impacto advém do conhecimento de que a união entre as duas empresas, a Bandeirante e a Brazmo, implica a soma de um século de experiência.

    Tão importante quanto a aquisição, a reorganização das atividades do grupo, iniciada após a compra, em setembro de 2006, e que resultou na criação da Bandeirante/Brazmo, deverá tornar ainda mais ampla, ágil e eficiente a distribuição de matériasprimas e químicos para o setor de tintas e vernizes, incluindo os fornecimentos regulares para diversos outros setores da economia.

    Após a aquisição, a área química do grupo Formitex se fortaleceu, sendo hoje integrada por empresas que fabricam e distribuem soluções químicas, como a Denver Especialidades Químicas, fabricante de carboximetilcelulose; a Denver Resinas, responsável pela produção de emulsões acrílicas estirenadas; e a Bandeirante/Brazmo.


    Página 1 de 3123

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next